Professor:
André Borges Silva
Turma:
8° Ano Data:
12 / 04 / 10 a 30 / 04 /10
Tema:
Os números reais e Introdução ao cálculo algébrico
• Conteúdo:
1. Raiz quadrada exata de um número racional
2. Raiz quadrada aproximada de um número racional
3. Os números racionais e sua representação decimal
4. Os números irracionais
5. Os números reais
6. O uso de letras para representar números
7. Expressões algébricas ou literais
8. Valor numérico de uma expressão algébrica
9. Uma consideração importante
• Objetivos:
Identificar a raiz quadrada como a medida do lado de um quadrado. Identificar e reconhecer números que são quadrados perfeitos.
Determinar a raiz quadrada exata de um número racional.
Determinar a raiz quadrada aproximada de um número racional.
Determinar a representação decimal de um número racional.
Reconhecer quando essa representação é decimal finita ou infinita (dízima periódica).
Mostrar o uso de números irracionais utilizando a Geometria.
Reconhecer que todo número cuja representação decimal é infinita e não periódica é um número irracional.
Relacionar o comprimento e o diâmetro de uma circunferência com o número irracional.
Saber que a reunião de todos os números racionais com todos os números irracionais forma um novo conjunto numérico denominado conjunto dos números reais.
Estabelecer uma correspondência biunívoca entre os pontos de uma reta e o conjunto dos números reais.
Reconhecer que as operações adição, subtração, multiplicação e divisão, estudadas em Q, são possíveis em IR.
Efetuar operações com números reais usando valores aproximados.
Representar números por meio de letras.
Reconhecer uma expressão numérica e uma expressão literal ou algébrica.
Reconhecer uma expressão algébrica como sendo aquela que contém números e letras.
Classificar expressões algébricas em inteiras ou fracionárias.
Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica quando se atribuem valores às variáveis.
Reconhecer que existem expressões algébricas que não representam número real para determinados valores atribuídos às variáveis.
.
• Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas e dialogadas com a utilização de listas de exercícios dirigidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário