Planejamento quinzenal – 2º trimestre
Data: 01/07 a 20/07
Professor: André Borges Silva
8º ano – matutino – matemática – 10 aulas
Tema
Ângulos e triângulos
Conteúdo
* Ângulos opostos pelo vértice
* Ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma reta transversal
* Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo
* Polígonos
* Polígonos regulares
* Número de diagonais de um polígono convexo
* Ampliando o estudo dos triângulos
* Relações envolvendo as medidas dos ângulos e dos lados de um triângulo
* Figuras congruentes
* Casos de congruência de triângulos
* Mediana, bissetriz e altura de um triângulo
* Ortocentro, incentro, baricentro e circuncentro de um triângulo
* Mediatriz de um segmento de reta
Objetivo
* Aplicar as idéias associadas a ângulos opostos pelo vértice; ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
* Reconhecer a diferença entre a verificação concreta e a demonstração de uma propriedade.
* Aplicar as idéias associadas a polígonos.
* Aplicar as idéias associadas a polígonos regulares.
* Calcular o número de diagonais de um polígono convexo.
* Reconhecer a diferença entre a verificação concreta e a demonstração de uma propriedade.
* Aplicar as idéias associadas a triângulos.
* Utilizar as relações estudadas envolvendo medida dos ângulos e dos lados de um triângulo.
* Reconhecer a diferença entre a verificação concreta e a demonstração de uma propriedade.
* Definir e identificar figuras congruentes.
* Reconhecer e aplicar os casos de congruência de triângulos.
* Definir mediana, bissetriz e altura de um triângulo.
* Definir ortocentro, incentro, baricentro e circuncentro de um triângulo.
* Definir mediatriz de um segmento.
* Realizar construções geométricas envolvendo as definições estudadas.
* Resolver exercícios envolvendo as definições estudadas.
Desenvolvimento
- narrativa ficcional
- notas explicativas
- gráficos de setores ilustrando
Recursos
• aula expositivo-dialogada
• atividades individuais
• atividades em dupla ou grupos
Tarefas
Exercícios da apostila
Avaliações
- participação
- resolução de exercícios
Prof:André (Borjão)!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário