domingo, 4 de novembro de 2012

planejamento Quinzenal 8º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre

Data: 05/11 a 14/11     
Professor: André Borges Silva      
8º ano – matutino  – matemática – 10 aulas

Tema

                   Perímetros, áreas e volumes II
Conteúdo
                 
                   * Perímetro de um polígono e de uma circunferência
                   * Equivalência de perímetros
                   * Área de uma superfície
                   * Área de uma região plana irregular
                   * Equivalência de áreas
                   * Volume de um sólido geométrico
                   * Equivalência de volumes
                   * Cálculo de perímetros
                   * Cálculo de áreas de regiões limitadas por retângulos,  
                      paralelogramos, triângulos, losango e trapézios
                   * Relação de Pitágoras
                   * Fórmulas para o cálculo do volume de paralelepípedos, prismas e   
                      pirâmides
                   *Revisão para trimestral

Objetivo
        
                   * Definir perímetro.
                   * Calcular o perímetro de polígonos e circunferências.
                   * Reconhecer quando dois perímetros são equivalentes.
                   * Resolver exercícios envolvendo perímetros equivalentes.
                   * Definir e calcular área de superfícies.
                   * Identificar diferentes formas planas que possuem a mesma  
                     área.
                   * Realizar o cálculo de áreas utilizando a fórmula
                            Área =(1/2 f + i) -i
                    (f: pontos da fronteira; i: pontos interiores).
                   * Definir e calcular o volume de um sólido geométrico.
                   * Identificar dois sólidos com volumes equivalentes.
                   * Resolver exercícios envolvendo o cálculo de perímetros.
                   * Utilizar as fórmulas para o cálculo da área das principais    
                      regiões poligonais.
                   * Resolver situações-problema envolvendo o cálculo de     
                      perímetros, áreas e gráficos.
                   * Definir e aplicar a relação de Pitágoras.
                   * Calcular o volume de paralelepípedos, prismas e pirâmides.
                   * Resolver situações-problema envolvendo o volume de   
                      sólidos geométricos.
Desenvolvimento
          - narrativa ficcional
           - notas explicativas
           - gráficos de setores ilustrando
           
Recursos
         • aula expositivo-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios
                                                                            Prof:André (Borjão)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário