domingo, 10 de março de 2013

Planejamento Quinzenal 7º Ano


Planejamento quinzenal – 1º trimestre

Data: 11 / 03 a 22/03   
Professor: André Borges Silva      
7º ano – matutino e vespertino  – matemática – 10 aulas

Tema
                   Números inteiros

Conteúdo
                          * Número positivo e número negativo
                          * O conjunto dos números inteiros
                          * Comparação de números inteiros
                          * Operações com números inteiros
                          * Expressões numéricas com números inteiros
                          * Outras atividades envolvendo as operações
                          estudadas com números inteiros
                          * A representação de pares ordenados de
                          números inteiros no plano (coordenadas cartesianas)

Objetivo
         * Identificar situações, do nosso cotidiano, em que os números     inteiros são necessários.
         * Identificar os números que pertencem ao conjunto dos números          inteiros.
         * Ordenar os números inteiros na reta numérica.
         * Identificar a posição correta de um número inteiro na reta          numérica.
         * Aplicar a definição de módulo ou valor absoluto para números inteiros.
         * Identificar números opostos ou simétricos.
         * Reconhecer que dois números opostos (ou simétricos) estão à    mesma distância da origem.
         * Comparar números inteiros.
         * Aplicar as ideias relacionadas à adição e à subtração de números        inteiros.
         * Efetuar adições e subtrações com números inteiros.
         * Resolver expressões numéricas envolvendo adição e subtração de
         números inteiros.
         * Aplicar as ideias relacionadas à multiplicação e à divisão de      números inteiros.
         * Efetuar multiplicações e divisões com números inteiros.
         * Aplicar as ideias associadas à potenciação e à raiz quadrada de números inteiros.
         * Calcular potências cuja base é um número inteiro e o expoente é         um número natural.
         * Calcular a raiz quadrada de números inteiros.
         * Resolver expressões numéricas, com números inteiros, envolvendo     todas as operações estudadas.
         * Identificar pontos no plano cartesiano.
         * Relacionar um ponto às suas coordenadas cartesianas e vice-versa.

Desenvolvimento
           - notas de curiosidades científicas
           - notas explicativas
           - fragmentos de reportagens
           - imagens
           - gráficos de colunas


Recursos
         • aula expositiva-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         exercícios da apostila.


Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios


                                                                           Prof:André (Borjão)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário