domingo, 30 de setembro de 2012

Planejamento Quinzenal 7º Ano


Planejamento quinzenal – 3º trimestre

Data: 01 / 10 a 12/10   
Professor: André Borges Silva      
7º ano – matutino e vespertino  – matemática – 10 aulas

Tema
                   Proporcionalidade

Conteúdo
                          * Razões
                          * Proporções
                          * Grandezas diretamente proporcionais
                          * Grandezas inversamente proporcionais
                          * Situações de não proporcionalidade
                          * Coeficiente de proporcionalidade
                          * Regra de três simples em situações de proporcionalidade direta e                                  inversa
                          * Razões especiais: porcentagem; escala; velocidade média; densidade                    demográfica
                          * Outras aplicações de proporcionalidade: movimento uniforme;                            ampliação e redução de figuras
                          * Proporcionalidade direta no gráfico       .
      
 Objetivo
                   * Aplicar a ideia de razão.
                 * Resolver situações-problema envolvendo razões.
                 * Aplicar a ideia de proporção.
                 * Resolver situações envolvendo proporções.
                 * Identificar grandezas direta e inversamente proporcionais.
                 * Identificar situações onde não ocorre a proporcionalidade.
                 * Calcular o coeficiente de proporcionalidade.
                 * Reconhecer situações que podem ser resolvidas com o uso da regra de três.
                 * Resolver situações-problema utilizando a regra de três.
                 * Resolver situações-problema envolvendo as razões especiais estudadas.
                 * Reconhecer que, se o movimento é uniforme, a velocidade é constante.
                 * Resolver situações-problema envolvendo a ideia de movimento uniforme.
                 * Aplicar a ideia de ampliação e redução de figuras.
                 * Reconhecer que o gráfico de uma situação de proporcionalidade é sempre
                 uma reta (ou parte dela) que passa pela origem dos eixos.
Desenvolvimento
           - notas de curiosidades científicas
           - notas explicativas
           - fragmentos de reportagens
           - imagens
           - gráficos de colunas

Recursos
         • aula expositiva-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         exercícios da apostila.

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios


                                                                           Prof:André (Borjão)!!!

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