domingo, 19 de maio de 2013

Planejamento Quinzenal 9º Ano


Planejamento quinzenal – 2º trimestre

Data: 20/05 a 31/05
Professor: André Borges Silva
9º ano –matutino/ vespertino – matemática – 10 aulas

Tema
                   . Equações e sistemas de equações do 2º grau
                   -Semelhança

Conteúdo
                   * Equações irracionais
                   * Sistemas com equações do 2º grau
                   * Figuras semelhantes
                   * Figuras congruentes
                   * Semelhança de polígonos
                   * Razão entre perímetros de polígonos semelhantes
                   * Razão entre áreas de regiões semelhantes
                   * Semelhança de triângulos
                   * Casos de semelhança de triângulo
                   * Uso de semelhança para medir distâncias inacessíveis
                   * Transformações geométricas
                   * Outras situações envolvendo semelhança

Objetivo
                   * Utilizar equações do 2º grau para resolver equações                                      biquadradas, irracionais e sistemas de equações do 2º grau.
                   * Resolver situações-problema envolvendo equações                              redutíveis a uma equação 2º grau.
                   * Aplicar o processo de ampliação e redução de figuras.
                   * Identificar figuras semelhantes.
                   * Identificar figuras congruentes.
                   * Utilizar a razão entre perímetros de polígonos semelhantes.
                   * Utilizar a razão entre as áreas de regiões semelhantes.
                   * Aplicar a propriedade fundamental da semelhança de                                   triângulos.
                   * Aplicar os casos de semelhança de triângulos em situações-                          problema.
                   * Utilizar a semelhança de triângulos para descobrir distâncias                        inacessíveis.
                   * Aplicar as transformações geométricas que conservam o                     tamanho das figuras (translação, reflexão e rotação).
                   * Aplicar a homotipia.
Desenvolvimento
          - narrativa ficcional
           - notas explicativas
           - gráficos de setores ilustrando
           
Recursos
         • aula expositiva-dialogada
         • atividades individuais
         • atividades em dupla ou grupos

Tarefas
         Exercícios da apostila

Avaliações
         - participação
         - resolução de exercícios
                                                                            Prof: André (Borjão)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário