domingo, 8 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO Mensal 6° ANO

Professor:
André Borges Silva
Turma:
6° Ano Data:
09 / 08 / 10 a 31 / 08 /10

Tema: Frações
Conteúdo:

A idéia de fração
Resolvendo problemas que envolvem frações
Comparando números fracionários
Obtendo frações equivalentes
Reduzindo duas ou mais frações ao mesmo denominador
Adição e subtração
A forma mista
Multiplicação
Divisão
As frações e porcentagem
Resolução de problemas



• Objetivos:

Identificar e representar as situações em que surgem as frações
Utilizar as frações para resolver problemas práticos.
Comparar números fracionários por meio da análise das frações que os representam.
Conceituar frações equivalentes.
Conhecer e aplicar a propriedade fundamental das frações para obter frações equivalentes.
Aplicar a equivalência de frações para escrever duas ou mais frações com o mesmo denominador.
Reduzir duas ou mais frações ao menor denominador comum.
Efetuar corretamente a adição de dois ou mais números racionais, em qualquer caso.
Resolver corretamente problemas práticos que envolvem a adição com frações.
Efetuar corretamente, quando possível em 0+, a subtração com números racionais.
Resolver problemas que envolvem a subtração com frações.
Calcular, de acordo com as regras já estabelecidas para os números naturais o valor de uma expressão numérica.
Saber que a soma de um número natural com uma fração representa a forma mista.
Transformar a forma mista em fração imprópria e vice-versa.
Efetuar corretamente a multiplicação com frações.
Aplicar a técnica do cancelamento como uma forma de simplificar a multiplicação com frações.
Resolver corretamente problemas que envolvem a multiplicação com frações
Reconhecer e obter números racionais inversos.
Efetuar a divisão de números racionais na forma fracionária.
Resolver corretamente problemas que envolvem divisão com frações.
Calcular o valor de uma expressão numérica que envolve as operações estudadas com frações.
Identificar a porcentagem como uma fração de denominador 100.
Resolver problemas que envolvem porcentagem.
Aplicar as etapas essenciais na resolução de problemas envolvendo frações



• Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas e dialogadas com a utilização de listas de exercícios dirigidos


• Avaliação (data e conteúdo)
Trabalho dia 09/08/10 Divisibilidade, números primos, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.

Um comentário:

  1. Caro André...muito grato..... muito obrigado por postar seus conhecimentos no blog......Muito útil.....excelente....Estarei sempre por aqui sempre que precisar ok.

    ResponderExcluir