terça-feira, 7 de setembro de 2010

PLANEJAMENTO Mensal 8° ANO

Professor: André Borges Silva
Turma:
8° Ano Data:
01 / 09 / 10 a 30 / 09 /10

Tema: Sistemas, Ângulos e polígonos convexos

• Conteúdo:

Sistemas de equações do 1° grau com duas incógnitas.
Resolução de problemas através de sistemas.
Ângulos.
Ângulos especiais.
Ângulos formados por três retas.
Triângulos.
Ângulos de um triângulo.
Congruência de triângulos.
Quadriláteros.


• Objetivos:

• Identificar pares ordenados.
• Identificar quando dois pares ordenados são iguais ou diferentes.
• Identificar sistemas do 1 grau.
• Resolver sistemas do 1 grau a duas variáveis pelo método da substituição.
• Resolver sistemas do 1 grau a duas variáveis pelo método da adição.
• Traduzir problemas com duas incógnitas para a linguagem matemática e resolvê-los.
• Reconhecer o vértice e os lados de um ângulo.
• Determinar a medida de um ângulo.
• Conhecer as unidades: grau, minuto e segundo, realizando transforma ções de uma unidade para outra.
• Operar com medidas de ângulos.
• Identificar ângulos: reto, agudo e obtuso.
• Reconhecer ângulos complementares e suplementares.
• Reconhecer ângulos opostos pelo vértice.
• Resolver problemas sobre medidas de ângulos.
• Identificar e dar nomes aos ângulos formados por duas paralelas e uma transversal.
• Relacionar as medidas de ângulos correspondentes, colaterais e alternos.
• Conceituar triângulo.
• Classificar os triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos.
• Identificar medianas, alturas e bissetrizes de um triângulo.
• Calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
• Reconhecer que qualquer ângulo externo de um triângulo é igual à soma dos ângulos internos não-adjacentes.
• Reconhecer triângulos congruentes.
• Identificar os casos de congruência de triângulos.
• Aplicar as propriedades da congruência nos triângulos.
• Reconhecer os elementos dos quadriláteros.
• Identificar quadriláteros convexos.
• Calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um quadrilátero convexo.
• Classificar os paralelogramos.
• Classificar os trapézios.
• Reconhecer o vértice e os lados de um ângulo.
• Determinar a medida de um ângulo.
• Conhecer as unidades: grau, minuto e segundo, realizando transforma ções de uma unidade para outra.
• Operar com medidas de ângulos.
• Identificar ângulos: reto, agudo e obtuso.
• Reconhecer ângulos complementares e suplementares.
• Reconhecer ângulos opostos pelo vértice.
• Resolver problemas sobre medidas de ângulos.
• Identificar e dar nomes aos ângulos formados por duas paralelas e uma transversal.
• Relacionar as medidas de ângulos correspondentes, colaterais e alternos.
• Conceituar triângulo.
• Classificar os triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos.
• Identificar medianas, alturas e bissetrizes de um triângulo.
• Calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.
• Reconhecer que qualquer ângulo externo de um triângulo é igual à soma dos ângulos internos não-adjacentes.
• Reconhecer triângulos congruentes.
• Identificar os casos de congruência de triângulos.
• Aplicar as propriedades da congruência nos triângulos.
• Reconhecer os elementos dos quadriláteros.
• Identificar quadriláteros convexos.
• Calcular a soma das medidas dos ângulos internos de um quadrilátero convexo.
• Classificar os paralelogramos.
• Classificar os trapézios.


• Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas e dialogadas com a utilização de listas de exercícios dirigidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário