Plano de Ensino – Matemática: 6º ano
Plano de ensino
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
6º ano
Matemática
Professor responsável: André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
resolver problemas;
compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
desenvolver formas de raciocínio matemático;
desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
comunicar-se usando linguagem matemática;
manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
valorizar o conhecimento matemático;
desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
iniciar uma educação tecnológica;
resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Os números tem história
1.1 – Como o homem aprendeu a contar e calcular?
1.2 – Sistema de numeração decimal
02 – Viver em grupos
2.1 – Noções de conjunto e elemento
2.2 – Representação de conjuntos
2.3 – Relação entre conjuntos
2.4 – Conjunto dos números naturais
2.5 – Números naturais na reta numérica
03 – Números em nossa vida
3.1 – Operação com números naturais
3.2 – Expressões numéricas
04 – Medidas em nossa vida
4.1 – O que significa medir?
4.2 – Medidas de comprimento e de massa
05 – Organização e contagem
5.1 – Quantos são?
5.2 – Novas operações: potenciação e radiciação
*2º trimestre
06 – O X da questão
6.1 – Termo desconhecido
07 – Vamos dividir?
7.1 – Divisibilidade
7.2 – Números primos de compostos
7.3 – Múltiplos
08 – A parte do todo
8.1 – Uma parte – a fração
09 – A partilha da herança
9.1 – A divisão dos camelos
9.2 – Adição e subtração de frações
9.3 – Multiplicação de frações
9.4 – Divisão de frações
9.5 – Potenciação de frações
9.6 – Radiciação de frações
*3º trimestre
10 – Diferenças na representação dos números
10.1 – Números decimais
10.2 – Adição e subtração de números decimais
10.3 – Multiplicação de números decimais
10.4 – Porcentagem
10.5 – Divisão de números decimais
10.6 – Potenciação e radiciação dos números decimais
11 – Idéias geométricas
11.1 – Estudo da geometria
11.2 – Geometria e ângulos
11.3 – Ângulos e polígonos
11.4 – Figuras planas
12 – Geometria na vida um engenheiro
12.1 – Medida de área
12.2 – Área de figuras geométricas planas
13 – Formas na vida...
13.1 – Sólidos geométricos
13.2 – Noções de volume
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
Professores André
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