Plano de Ensino – Matemática: 7º ano
Plano de ensino
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
7º ano
Matemática
Professor responsável: André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
resolver problemas;
compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
desenvolver formas de raciocínio matemático;
desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
comunicar-se usando linguagem matemática;
manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
valorizar o conhecimento matemático;
desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
iniciar uma educação tecnológica;
resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Números com sinais
1.1 – Números em toda a parte
1.2 – Conjunto dos números inteiros
1.3 – Sucessores e antecessores de um número inteiro
02 – Operações com números inteiros
2.1 – Adição de números inteiros
03 – No jogo das potências e raízes
3.1 – Descobrindo a quantidade de grãos
3.2 – Radiciação: o inverso da potenciação
04 – Números que representam partes
4.1 – Representação de frações
4.2 – Conjunto dos números racionais
*2º trimestre
05 – Operações com números racionais
5.1 – Adição algébrica no conjunto dos números racionais
5.2 – Multiplicação no conjunto dos números racionais
5.3 – Divisão no conjunto dos números racionais
5.4 – Potenciação no conjunto dos números racionais
5.5 – Radiciação no conjunto dos números racionais
06 – Letras para quê?
6.1 – Linguagem matemática
6.2 – Equações do 1º grau com uma variável
6.3 – Situações-problema envolvendo equações
07 – Com a geometria na pele
7.1 – Triângulos e ângulos
7.2 – Quadriláteros e ângulos
7.3 – Desigualdade e geometria
08 – Descobrir o caminho
8.1 – Como localizar
8.2 – Equações do 1º grau com duas variáveis
*3º trimestre
09 – Sistemas em nossas vidas
9.1 – Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis
10 – Razões na vida...
10.1 – Razões
10.2 – Razões no dia-a-dia
11 – Investigação de proporcionalidades
11.1 – Proporcionalidade
11.2 – Proporção
11.3 – Grandeza
11.4 – Regra de três simples
11.5 – Regra de três composta
12 – Quanto por cento?
12.1 – Porcentagem ou taxa percentual
12.2 – Porcentagem e gráfico de setores
12.3 – Juros simples
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará frequência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
Professores André
Nenhum comentário:
Postar um comentário