sexta-feira, 12 de março de 2010

PLANEJAMENTO Anual 1° Ano

Plano de Ensino – Matemática: 1º ano

Plano de ensino anual

I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
1º ano – Ensino Médio – matutino
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva


II – JUSTIFICATIVA

O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.


III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
• articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
• relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
• identificar os conceitos matemáticos;
• significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
• identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
• analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
• construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
• utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
• interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
• interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Conjuntos e conjuntos numéricos
1.1 – Noções de conjuntos e lógica matemática
- teoria dos conjuntos
- representação de conjunto e de seus elementos
- relação de pertinência
- relação de inclusão
- operações com conjuntos
- noções de lógica
- sentenças abertas
- equações
- inequações
1.2 – Conjunto dos números reais
- conjunto dos números naturais – representação
- conjunto dos números inteiros
- operações e propriedades
- uso dos números inteiros
- conjunto dos números racionais
- conjuntos dos números irracionais
- operações com radicais
- conjunto dos números reais
- representação e reta numerada dos números reais
- equações do 1º grau
- equações do 2º grau
- equações modulares
- intervalos lineares
- operações com intervalos

02 – Funções polinomiais do 1º e 2º graus
2.1 – Função polinomial do 1º grau
- par ordenado
- produto cartesiano
- relação
- relação inversa
- função – conceito
- domínio e conjunto imagem
- tipos de função
- domínio de uma função real
- função do 1º grau – conceito
- gráfico da função do 1º grau
- domínio, imagem, parâmetros e zero da função
- variação de uma função do 1º grau
- inequação do 1º grau
2.2 – Função polinomial do 2º grau ou função quadrática
- função do 2º grau – conceito
- concavidade e zeros da função quadrática
- coordenadas dos pontos da parábola
- conjunto imagens e variações de uma função quadrática
- inequação do 2º grau

*2º trimestre


03 – Funções logarítmicas e exponenciais
3.1 – Função exponencial
- funções inversas
- domínio e conjunto imagem
- variação da função
- equações exponenciais
3.2 – Função logarítmica
- conceitos
- sistema de logaritmos decimal
- propriedades operatórias dos logaritmos
- mudança de base
- equações logarítmicas
- função logarítmica

04 – Trigonometria
4.1 – Resolução de triângulos
- arcos e ângulos
- triângulos
- classificação de triângulos
- relações métricas no triângulo retângulo
- relações trigonométricas nos triângulos
- resolução de um triângulo qualquer: lei dos senos e lei dos cossenos
4.2 – Funções trigonométricas
- círculo trigonométrico
- função seno: domínio, imagem e período
- gráfico da função seno
- relações fundamentais entre as funções trigonométricas
- operações com arcos – adição, subtração, arco duplo, arco metade, fatoração
- resolução de uma equação trigonométrica -
- resolução de uma equação trigonométrica -
- resolução de uma equação trigonométrica -

05 – Matemática aplicada as finanças
5.1 – Noções de matemática financeira
- conceitos
- juros
- proporções
- porcentagem
- descontos e acréscimos
*3º trimestre


06 – Matrizes e determinantes
6.1 – Operações com matrizes e cálculo de um determinante
- conceito
- construção de uma matriz geral
- operações com matrizes
- matriz inversa
- equações matriciais
6.2 – Determinante de uma matriz
- conceito
- propriedades dos determinantes
- dispositivo prático de chió

07 – Sistemas de equações lineares
7.1 – Resolução e discussão de sistema de equações lineares
- conceitos
- resolução de sistema de equações lineares
- regra de Cramer
- teorema de Rouché – sistema de equações lineares , discussão de sistema
- resolução de equações lineares utilizando matrizes – método de Gauss


V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos


VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
 observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
 trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
 trabalhos e atividades individuais e em grupo
 avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
 nota de participação

OBS:
- o critério utilizado para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a prova de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a prova de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da prova de recuperação sendo superior a nota do trimestre, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, despreza-se a mesma.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito prova de 2ª época. Para ser aprovado, o aluno terá que obter média anual 5,0, ou seja, será feita uma média anual do aluno e, a partir desta, o mesmo terá que tirar pontos suficientes na prova de 2ª época para somar 10,0 pontos: .





São José, 22 de fevereiro de 2010.




Professores Michelsch
André

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