domingo, 21 de março de 2010

PLANEJAMENTO Quinzenal 7° ANO

Professor(a):
André Borges Silva
Turma:
7° Ano Data:
23 / 03 / 10 a 31 / 03 /10

Tema:
O conjunto dos números Inteiros

• Conteúdo:

Introdução
O conjunto dos números inteiros
A reta numérica inteira
Módulo de um número inteiro
Comparação de números inteiros
Adição de números inteiros
Subtração de números inteiros
Adição algébrica


• Objetivos:

Usar estruturas semelhantes aos números inteiros para reconhecer a existência de números inteiros positivos e de números inteiros negativos.
Escrever o conjunto Z.
Mostrar que o conjunto IN está contido em Z. Identificar os conjuntos dos números inteiros: 1) não negativos; II) não positivos; III) positivos; IV) negativos.
Representar o conjunto Z em uma reta.
Localizar na reta inteira um número inteiro, quando é dada a sua abscissa.
Identificar módulo como a distância do número ao ponto O, na reta numérica inteira.
Obter o módulo de um número inteiro.
Identificar números opostos ou simétricos.
Usando a reta numérica, comparar dois números inteiros por meio dos sinais>, < ou =.
Escrever, usando a linguagem da Teoria dos Conjuntos, alguns subconjuntos de Z.
Colocar números inteiros em ordem crescente ou decrescente.
Adicionar dois números inteiros quaisquer, de mesmos sinais ou de sinais contrários.
Verificar, por meio de cálculos, que as propriedades estruturais em Z são as mesmas de IN, com a inclusão do elemento oposto.
Escrever de modo mais simples a adição de dois ou mais números inteiros.
Aplicar corretamente o cancelamento de parcelas que são números opostos.
Determinar a diferença de dois números inteiros quaisquer por meio da regra prática.
Verificar que em Z toda subtração é substituída por uma adição.
Verificar que em Z vale a propriedade do fechamento e que as outras propriedades não são válidas.
Determinar, de modo prático, a soma algébrica de números inteiros. Eliminar corretamente parênteses, colchetes e chaves que existem numa adição algébrica.








• Metodologia e Desenvolvimento:
Aulas expositivas e dialogadas com a utilização de listas de exercícios dirigidos





• Avaliação (data e conteúdo)
24/03/2010 / O conjunto dos números Inteiros

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