sexta-feira, 12 de março de 2010

PLANEJAMENTO Anual 3° Ano

Plano de Ensino – Matemática: 3º ano

Plano de ensino anual

I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
3º ano – Ensino Médio – matutino
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva


II – JUSTIFICATIVA

O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.


III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
• articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
• relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
• identificar os conceitos matemáticos;
• significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
• identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
• analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
• construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
• utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
• interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
• interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.


IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Funções e progressões
- funções: introdução
- função do 1º grau
- função do 2º grau
- função do 2º grau II
- inequações e funções
- progressões aritméticas
- progressões geométricas
- soma de progressões

2 – Matemática financeira e geometria
- porcentagem
- matemática financeira
- estudo dos triângulos
- pontos notáveis dos triângulos e quadriláteros notáveis
- ângulos na circunferência
- polígonos
- teorema de Tales e semelhança de triângulos
- semelhanças de triângulos e relações métricas na circunferência

03 – Trigonometria
- razões trigonométricas no triângulo retângulo
- identidades trigonométricas
- seno, cosseno e tangente no ciclo trigonométrico
- redução ao primeiro quadrante

*2º trimestre

04 – Logaritmos
- logaritmos
- equações logarítmicas
- equação exponencial
- funções e equações exponenciais e logarítmicas
- números complexos: forma algébrica
- números complexos: forma trigonométrica
- polinômios
- equações algébricas

05 – Geometria
- relações métricas no triângulo retângulo
- teorema dos senos e dos cossenos
- relações métricas nos polígonos regulares
- áreas de figuras planas
- áreas de figuras planas II
- prismas
- pirâmides
- cilindros e cones

06 – Análise combinatória
- equações trigonométricas na primeira volta
- adição e subtração de arcos e arco duplo
- equações trigonométricas em R
- arranjo simples

*3º trimestre

07 – Matrizes, determinantes e sistemas lineares
- equações algébricas II
- matrizes: conceito e operações básicas
- matrizes: produto
- determinantes de ordem 1, 2 e 3
- determinantes de ordem maior que 3 e as propriedades dos determinantes
- sistemas lineares: escalonamento
- sistemas lineares: regra de Cramer e discussão
- sistemas lineares: discussão

08 – Geometria e estatística
- esferas e sólidos semelhantes
- conceitos fundamentais da geometria analítica
- equação fundamental de uma reta
- formas de equação da reta
- posições relativas entre retas
- equação da circunferência
- distancia entre ponto e reta e posições relativas
- estatística

09 – Probabilidades
- permutações
- combinações simples
- probabilidades I
- probabilidades II

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos


VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
 observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
 trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
 trabalhos e atividades individuais e em grupo
 avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
 nota de participação

OBS:
- o critério utilizado para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a prova de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a prova de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da prova de recuperação sendo superior a nota do trimestre, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, despreza-se a mesma.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito prova de 2ª época. Para ser aprovado, o aluno terá que obter média anual 5,0, ou seja, será feita uma média anual do aluno e, a partir desta, o mesmo terá que tirar pontos suficientes na prova de 2ª época para somar 10,0 pontos: .





São José, 22 de fevereiro de 2010.




Professor Michelsch
André

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