Plano de Ensino – Matemática: 3º ano
Plano de ensino anual
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
3º ano – Ensino Médio – matutino
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
• articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
• relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
• identificar os conceitos matemáticos;
• significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
• identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
• analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
• construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
• utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
• interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
• interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Funções e progressões
- funções: introdução
- função do 1º grau
- função do 2º grau
- função do 2º grau II
- inequações e funções
- progressões aritméticas
- progressões geométricas
- soma de progressões
2 – Matemática financeira e geometria
- porcentagem
- matemática financeira
- estudo dos triângulos
- pontos notáveis dos triângulos e quadriláteros notáveis
- ângulos na circunferência
- polígonos
- teorema de Tales e semelhança de triângulos
- semelhanças de triângulos e relações métricas na circunferência
03 – Trigonometria
- razões trigonométricas no triângulo retângulo
- identidades trigonométricas
- seno, cosseno e tangente no ciclo trigonométrico
- redução ao primeiro quadrante
*2º trimestre
04 – Logaritmos
- logaritmos
- equações logarítmicas
- equação exponencial
- funções e equações exponenciais e logarítmicas
- números complexos: forma algébrica
- números complexos: forma trigonométrica
- polinômios
- equações algébricas
05 – Geometria
- relações métricas no triângulo retângulo
- teorema dos senos e dos cossenos
- relações métricas nos polígonos regulares
- áreas de figuras planas
- áreas de figuras planas II
- prismas
- pirâmides
- cilindros e cones
06 – Análise combinatória
- equações trigonométricas na primeira volta
- adição e subtração de arcos e arco duplo
- equações trigonométricas em R
- arranjo simples
*3º trimestre
07 – Matrizes, determinantes e sistemas lineares
- equações algébricas II
- matrizes: conceito e operações básicas
- matrizes: produto
- determinantes de ordem 1, 2 e 3
- determinantes de ordem maior que 3 e as propriedades dos determinantes
- sistemas lineares: escalonamento
- sistemas lineares: regra de Cramer e discussão
- sistemas lineares: discussão
08 – Geometria e estatística
- esferas e sólidos semelhantes
- conceitos fundamentais da geometria analítica
- equação fundamental de uma reta
- formas de equação da reta
- posições relativas entre retas
- equação da circunferência
- distancia entre ponto e reta e posições relativas
- estatística
09 – Probabilidades
- permutações
- combinações simples
- probabilidades I
- probabilidades II
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
trabalhos e atividades individuais e em grupo
avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
nota de participação
OBS:
- o critério utilizado para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a prova de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a prova de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da prova de recuperação sendo superior a nota do trimestre, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, despreza-se a mesma.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito prova de 2ª época. Para ser aprovado, o aluno terá que obter média anual 5,0, ou seja, será feita uma média anual do aluno e, a partir desta, o mesmo terá que tirar pontos suficientes na prova de 2ª época para somar 10,0 pontos: .
São José, 22 de fevereiro de 2010.
Professor Michelsch
André
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