Plano de Ensino – Matemática: 8º ano
Plano de ensino
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
8º ano
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
resolver problemas;
compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
desenvolver formas de raciocínio matemático;
desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
comunicar-se usando linguagem matemática;
manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
valorizar o conhecimento matemático;
desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
iniciar uma educação tecnológica;
resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Diferentes escritas dos números
1.1 – Porcentagem e informação
1.2 – Cálculo de porcentagem
1.3 – Frações e medidas
02 – No caminho das potências e raízes
2.1 – A potenciação e suas propriedades
03 – Um grande encontro: álgebra e geometria
3.1 – Os quatro cantos
3.2 – Vamos aprender álgebra
3.3 – Cálculo algébrico com geometria
3.4 – Monômios
3.5 – Polinômios
3.6 – Valor numérico de uma expressão algébrica
04 – Problema do X
4.1 – Incógnitas
4.2 – Produtos notáveis
*2º trimestre
05 – Fatoração: desmanchando o produto
5.1 – Fatoração: desmanchando o produto
06 – Frações algébricas: uma generalização das frações numéricas
6.1 – Frações algébricas... Para quê?
6.2 – Mínimo múltiplo comum
07 – Equações fracionárias
7.1 – Velocidade como fração algébrica
7.2 – Resolução de equações literais
7.3 – Resolução de equação fracionária literais
08 – Descoberta do valor das letras
8.1 – Resolução de sistemas pelo método da substituição
09 – Se representar... O que aparece?
9.1 – Plano cartesiano
*3º trimestre
10 – Na dança da geometria, a álgebra é seu par
10.1 – Ângulos
10.2 – Geometria dos mosaicos
10.3 – Ângulos, retas e polígonos
11 – Formas da vida
11.1 – Classificação do que vemos
11.2 – Unidades de área
12 – Descoberta de novas simetrias
12.1 – Simetria
13 – Demonstração geométrica
13.1 – Triângulos
13.2 – Demonstração das propriedades do triângulo
13.3 – Outros elementos do triângulo
14 – Circulando
14.1 – Circunferência: ângulos e partes
14.2 – Circunferências que se cruzam
14.3 – Ângulos na circunferência
14.4 – Setores da vida
15 – Dados estatísticos para quê?
15.1 – Estatística
15.2 – Medidas de tendência central
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
Professores Michelsch
André
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