sexta-feira, 12 de março de 2010

Plano de ensino 8° ano

Plano de Ensino – Matemática: 8º ano
Plano de ensino

I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
8º ano
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
 resolver problemas;
 compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
 desenvolver formas de raciocínio matemático;
 desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
 comunicar-se usando linguagem matemática;
 manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
 valorizar o conhecimento matemático;
 desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
 iniciar uma educação tecnológica;
 resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Diferentes escritas dos números
1.1 – Porcentagem e informação
1.2 – Cálculo de porcentagem
1.3 – Frações e medidas

02 – No caminho das potências e raízes
2.1 – A potenciação e suas propriedades

03 – Um grande encontro: álgebra e geometria
3.1 – Os quatro cantos
3.2 – Vamos aprender álgebra
3.3 – Cálculo algébrico com geometria
3.4 – Monômios
3.5 – Polinômios
3.6 – Valor numérico de uma expressão algébrica

04 – Problema do X
4.1 – Incógnitas
4.2 – Produtos notáveis

*2º trimestre

05 – Fatoração: desmanchando o produto
5.1 – Fatoração: desmanchando o produto

06 – Frações algébricas: uma generalização das frações numéricas
6.1 – Frações algébricas... Para quê?
6.2 – Mínimo múltiplo comum

07 – Equações fracionárias
7.1 – Velocidade como fração algébrica
7.2 – Resolução de equações literais
7.3 – Resolução de equação fracionária literais

08 – Descoberta do valor das letras
8.1 – Resolução de sistemas pelo método da substituição

09 – Se representar... O que aparece?
9.1 – Plano cartesiano

*3º trimestre

10 – Na dança da geometria, a álgebra é seu par
10.1 – Ângulos
10.2 – Geometria dos mosaicos
10.3 – Ângulos, retas e polígonos

11 – Formas da vida
11.1 – Classificação do que vemos
11.2 – Unidades de área

12 – Descoberta de novas simetrias
12.1 – Simetria

13 – Demonstração geométrica
13.1 – Triângulos
13.2 – Demonstração das propriedades do triângulo
13.3 – Outros elementos do triângulo

14 – Circulando
14.1 – Circunferência: ângulos e partes
14.2 – Circunferências que se cruzam
14.3 – Ângulos na circunferência
14.4 – Setores da vida

15 – Dados estatísticos para quê?
15.1 – Estatística
15.2 – Medidas de tendência central

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

Professores Michelsch
André

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