Plano de Ensino – Matemática: 7º ano
Plano de ensino anual
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
7º ano
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
resolver problemas;
compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
desenvolver formas de raciocínio matemático;
desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
comunicar-se usando linguagem matemática;
manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
valorizar o conhecimento matemático;
desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
iniciar uma educação tecnológica;
resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Números com sinais
1.1 – Números em toda a parte
1.2 – Conjunto dos números inteiros
- reta numérica
1.3 – Sucessores e antecessores de um número inteiro
- valor absoluto ou módulo
- números opostos (ou simétricos)
- o que significa simetria?
- comparação de números inteiros
02 – Operações com números inteiros
2.1 – Adição de números inteiros
- adição de dois números inteiros
- propriedades da adição de números inteiros
- adição de três ou mais números inteiros
- notação simplificada da adição de números inteiros
- cancelamento numa adição
- subtração de números inteiros
- adição algébrica
- a reta numérica e os gráficos
- multiplicação de dois números inteiros
- regra dos sinais
- propriedades da multiplicação de números inteiros
- expressões numéricas
- divisão exata de dois números inteiros
03 – No jogo das potências e raízes
3.1 – Descobrindo a quantidade de grãos
- conhecendo um pouco mais sobre potências
- propriedades de potências de mesma base
3.2 – Radiciação: o inverso da potenciação
- raiz de números negativos
04 – Números que representam partes
4.1 – Representação de frações
4.2 – Conjunto dos números racionais
- número racional
- representações de números racionais na reta numérica
- comparação de números racionais
*2º trimestre
05 – Operações com números racionais
5.1 – Adição algébrica no conjunto dos números racionais
- adição algébrica de números racionais com denominadores iguais
- adição algébrica de números racionais com denominadores diferentes
- notação simplificada da adição algébrica de números racionais
5.2 – Multiplicação no conjunto dos números racionais
5.3 – Divisão no conjunto dos números racionais
- inverso de um número racional
- expressões numéricas
5.4 – Potenciação no conjunto dos números racionais
- potenciação com expoente inteiro negativo
5.5 – Radiciação no conjunto dos números racionais
- expressões numéricas
06 – Letras para quê?
6.1 – Linguagem matemática
6.2 – Equações do 1º grau com uma variável
- igualdade
- como reconhecer uma equação do 1º grau com uma variável
- redução de termos semelhantes
- grau da equação
- raízes de uma equação
- conjunto universo
- conjunto solução
- princípios de equivalência
- resolução de equações do 1º grau
- regra prática para resolução de equações
- equações envolvendo sinais de associação
- equações que envolvem números fracionários
6.3 – Situações-problema envolvendo equações
07 – Com a geometria na pele
7.1 – Triângulos e ângulos
- ângulo desconhecido num triângulo
7.2 – Quadriláteros e ângulos
7.3 – Desigualdade e geometria
- Inequações do 1º grau com uma variável
- resolução de inequação do 1º grau com uma variável
08 – Descobrir o caminho
8.1 – Como localizar
- par ordenado
- plano cartesiano
- localização de ponto no plano cartesiano
- plano cartesiano para elaboração e interpretação de gráficos de linhas e colunas
8.2 – Equações do 1º grau com duas variáveis
- soluções de equações do 1º grau da com duas variáveis
- representação gráfica
*3º trimestre
09 – Sistemas em nossas vidas
9.1 – Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis
- método da adição
- método da adição para resolução de sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis que não apresentam coeficientes simétricos
- método da substituição
- situações-problema no sistema de equações do 1º grau
10 – Razões na vida...
10.1 – Razões
- razões na forma irredutível
- razões inversas
10.2 – Razões no dia-a-dia
- velocidade média
- escala
11 – Investigação de proporcionalidades
11.1 – Proporcionalidade
11.2 – Proporção
- termos da proporção
- propriedade fundamental das proporções
- termo desconhecido na proporção
11.3 – Grandeza
- grandezas diretamente proporcionais
- grandezas inversamente proporcionais
11.4 – Regra de três simples
11.5 – Regra de três composta
12 – Quanto por cento?
12.1 – Porcentagem ou taxa percentual
- fator percentual
- cálculo de taxa percentual
- situações-problema envolvendo porcentagem
12.2 – Porcentagem e gráfico de setores
- gráfico de setores
12.3 – Juros simples
- cálculo de juros simples
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
trabalhos e atividades individuais e em grupo
avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
nota de participação
OBS:
- o critério utilizado para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a prova de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a prova de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da prova de recuperação sendo superior a nota do trimestre, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, despreza-se a mesma.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito prova de 2ª época. Para ser aprovado, o aluno terá que obter média anual 5,0, ou seja, será feita uma média anual do aluno e, a partir desta, o mesmo terá que tirar pontos suficientes na prova de 2ª época para somar 10,0 pontos: .
São José, 22 de fevereiro de 2010.
Professor Michelsch
André
Gostei muito do seu planejamento. É abrangente e tem
ResponderExcluirsubtítulos criativos. Parabéns.
Parabéns
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirMuito bom,genial.
ResponderExcluirEle jogar xadrez está identificado na essência do projeto, parabéns!
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