sexta-feira, 12 de março de 2010

PLANEJAMENTO Anual 9° ANO

Plano de Ensino – Matemática: 9º ano

Plano de ensino anual


I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
9º ano
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva


II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;


III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
 resolver problemas;
 compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
 desenvolver formas de raciocínio matemático;
 desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
 comunicar-se usando linguagem matemática;
 manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
 valorizar o conhecimento matemático;
 desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
 iniciar uma educação tecnológica;
 resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Conjuntos Numéricos: uma grande organização
1.1 – Organização dos números
- É natural, é inteiro, é irracional
1.2 – É irracional
- Os números reais

02 – Números: do micro ao macro
2.1 – Números escritos na forma reduzida
- potências de base 10 e sistema de medidas
2.2 – Sistema decimal de medidas
- sistema decimal de medidas de comprimento
- sistema decimal de medidas de área
- sistema decimal de medidas de volume
- sistema decimal de medidas de capacidade
2.3 – Potenciação
2.4 – Radiciação
- notação de radicais
- propriedades dos radicais
- simplificação de radicais
- operações com radicais
- adição algébrica de radicais
- multiplicação e divisão de radicais

03 – Álgebra e geometria
3.1 – Equação da álgebra
- equações incompletas do 2º grau
- fórmula para resolver equações do 2º grau
- estudo das raízes de uma equação do 2º grau
- equações do 2º grau com raízes conhecidas
3.2 – Equações biquadradas

*2º trimestre

04 – O X da questão
4.1 – Equações irracionais
- resolução de equações irracionais
- sistema de equações
- inequações

05 – Entre dois extremos
5.1 – Intervalos
- representação de conjuntos
- operações com intervalos
06 – Função tem função?
6.1 – O que são funções?
- relações e funções
6.2 – Representação de função
- domínio e imagem de uma função
6.3 – Grandezas e funções
- função do 1º grau ou função linear
- estudo do sinal de uma função linear ou do 1º grau

07 – Matemática tem função
7.1 – Funções, parábolas e outras coisas...
- parábolas e antenas de transmissão
7.2 – Cálculo algébrico das coordenadas do vértice de uma parábola e construção do gráfico da função do 2º grau
7.3 – Concavidade da parábola e seu ponto de máximo ou de mínimo
- zeros da função do 2º grau
7.4 – Análise do sinal da função do 2º grau

08 – Semelhanças e diferenças
8.1 – Parecido, mas não igual...
- figuras semelhantes e congruentes
8.2 – Semelhanças
- feixe de retas paralelas – Teoremas de Tales
- Teorema de Tales – enunciado
- Aplicação do teorema de Tales nos triângulos
8.3 – Triângulos semelhantes


*3º trimestre


09 – Um certo teorema: Pitágoras
9.1 – Entendo o teorema
- cálculos com o teorema de Pitágoras
9.2 – Descubra teoremas

10 – Razões dos triângulos
10.1 – Triângulos e distâncias
- polígonos regulares e trigonometria

11 – Polígonos regulares
11.1 – Triângulos equiláteros
- relações métricas no triângulo retângulo
11.2 – Quadrado
- relações métricas no quadrado
11.3 – Hexágono regular
- relações métricas no hexágono regular

12 – Rodas da vida
12.1 – Circunferência
12.2 – Comprimento da circunferência
- relação entre grau e radiano
12.3 – Círculo
- Área do círculo
12.4 – Setor e segmento circular

13 – Um mundo de formas retilíneas e arredondadas
13.1 – Sólidos geométricos
13.2 – Prismas regulares
- planificação e áreas
- volume dos prismas
13.3 – Cilindro
- planificação e áreas
- volume do cilindro

14 – Matemática por trás da informação
14.1 – Dados da pesquisa
- distribuição de freqüências em classe
- médias estatísticas
14.2 – Amostras


V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
 observações e registros realizados pelo professor das várias interações com os alunos
 trabalhos do aluno durante o ano letivo, incluindo suas anotações no caderno
 trabalhos e atividades individuais e em grupo
 avaliação/prova escrita individual/dupla e com/sem pesquisa
 nota de participação


OBS:
- o critério utilizado para fechamento da média trimestral, pode sofrer variações a cada trimestre, portanto será registrado no diário de classe.
- aluno com média trimestral igual ou superior a 6,5 tem a prova de recuperação trimestral como atividade facultativa.
- aluno com média trimestral inferior a 6,5 terá a prova de recuperação trimestral como atividade obrigatória. Para estes, a nota da prova de recuperação sendo superior a nota do trimestre, sua média será feita através de média aritmética:
-Caso a nota da recuperação seja inferior a nota do trimestre, despreza-se a mesma.
- será aprovado o aluno que somar, ao final dos três trimestres, 19,5 ou mais pontos.
- Para alunos que não somarem os 19,5 pontos, será feito prova de 2ª época. Para ser aprovado, o aluno terá que obter média anual 5,0, ou seja, será feita uma média anual do aluno e, a partir desta, o mesmo terá que tirar pontos suficientes na prova de 2ª época para somar 10,0 pontos: .





São José, 22 de fevereiro de 2010.






Professores Michelsch
André

9 comentários:

  1. Excelente Projeto Anual. Vai servir de referência para as minhas aulas.

    Abraços,

    Juciane

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  2. Olá Professor André, gostei muito do seu projeto, pretendo aproveitar algumas sugestoes nele contidas para as minhas aulas!!!!!!!!!

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  3. Muito bom seu blog,excelente inciativa vai servir e muito como base nas minhas aulas de matematica.

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  4. Simplesmente maravilhoso.. adorei o blog, me serviu muito e vai me servir mais ainda quando eu estiver estagiando pretendo me espelha um pouco nas suas referencias e conteúdo simples e fácil de ser compreendido ... abraço - Nunes Dias...

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  5. Olá Colega, estou preparando o meu Plano anual deste ano e como gostei muito do seu, pretendo utilizar algumas das suas idéias no meu trabalho. Muito grato. Um abraço.

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  6. Olá Colega, estou preparando o meu Plano anual deste ano e como gostei muito do seu, pretendo utilizar algumas das suas idéias no meu trabalho. Muito grato. Um abraço.

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  7. O tempo passa, mas, uma ideia bem elaborada é eterna.Parabéns colega.

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  8. Gostei muito do seu plano e como estou preparando o meu plano como atividade avaliativa da disciplina didática, o seu me ajudou muito porque eu vi muito que eu tinha errado e faltava acrescentar no meu plano.

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  9. Perfeito vou utilizar alguns itens

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