Plano de Ensino – Matemática: 2º ano
Plano de ensino
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
2º ano – Ensino Médio – matutino
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
O papel da matemática no ensino médio é formatar os passos no caminho para um estudo sistematizado, solidificando a base do raciocínio lógico, nem como os conceitos inerentes a esse nível de ensino, que foram, muitos deles, construídos ao longo do ensino fundamental. Isso não significa porém, que a matemática no ensino médio não tenha que ser contextualizada. Pelo contrário, leva-se o aluno a reconhecer a importância social do saber matemático somente por meio da contextualização. A resolução de situações-problema e a atividade de investigação matemática são orientações essenciais para ocorrer a aquisição do conhecimento. Mais do que produzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos., estar formado para a vida num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, significa saber se informar, se comunicar, argumentar, compreender e agir, enfrentar problemas de qualquer natureza, participar socialmente, de forma prática e solidária, ser capaz de elaborar críticas ou propostas e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
• articular as diferentes formas de raciocínio: intuitivo, dedutivo, indutivo, analógico e estimulativo;
• relacionar conteúdos adequados para a interpretação e resolução de situações-problema;
• identificar os conceitos matemáticos;
• significar os conteúdos matemáticos, transpondo-o do abstrato para o concreto.
• identificar os conjuntos numéricos nos diferentes contextos e relaciona-los com as situações-problema;
• analisar, interpretar, formular e resolver situações-problema, compreendendo os diversos significados das operações, envolvendo as funções do 1º e 2º graus;
• construir procedimentos de cálculo, efetuando e utilizando as propriedades das operações;
• utilizar variáveis ou incógnitas como generalizações do modelo matemático;
• interpretar o enunciado da questão proposta, traduzindo-o para a linguagem matemática;
• interpretar diferentes representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc.) utilizando-as em diferentes situações comunicativas.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Estatística
1.1 – Noções de estatística – conceitos
1.2 – Gráficos
1.3 – Medidas de posição
1.4 – Medidas de dispersão
02 – Progressões aritméticas e geométricas
2.1 – Progressão aritmética
2.2 – Progressão geométrica
*2º trimestre
03 – Análise combinatória
3.1 – Análise combinatória – agrupamentos
3.2 – Agrupamentos simples
3.3 – Arranjos
3.4 – Permutações
3.5 – Combinações
3.6 – Binômio de Newton
04 – Probabilidade
4.1 – Probabilidade, contagem, princípios de contagem
05 – Geometria plana
5.1 – Geometria plana – polígonos e circunferência
5.2 – Relações métricas nos polígonos
*3º trimestre
06 – Geometria espacial I
6.1 – Poliedros
07 – Geometria especial II
7.1 – Corpos de revolução
08 – Geometria analítica
8.1 – Ponto
8.2 – Reta
8.3 – Circunferência
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
Professores Michelsch
André
Muito bom. Valeu.
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