Plano de Ensino – Matemática: 9º ano
Plano de ensino
I- IDENTIFICAÇÃO
Centro Educacional Barreiros - CEB
9º ano
Matemática
Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
André Borges Silva
II – JUSTIFICATIVA
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;
III – OBJETIVOS
*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.
*Específicos
resolver problemas;
compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
desenvolver formas de raciocínio matemático;
desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
comunicar-se usando linguagem matemática;
manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
valorizar o conhecimento matemático;
desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
iniciar uma educação tecnológica;
resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*1º trimestre
01 – Conjuntos Numéricos: uma grande organização
1.1 – Organização dos números
1.2 – É irracional
02 – Números: do micro ao macro
2.1 – Números escritos na forma reduzida
2.2 – Sistema decimal de medidas
2.3 – Potenciação
2.4 – Radiciação
03 – Álgebra e geometria
3.1 – Equação da álgebra
3.2 – Equações biquadradas
*2º trimestre
04 – O X da questão
4.1 – Equações irracionais
05 – Entre dois extremos
5.1 – Intervalos
06 – Função tem função?
6.1 – O que são funções?
6.2 – Representação de função
6.3 – Grandezas e funções
07 – Matemática tem função
7.1 – Funções, parábolas e outras coisas...
7.2 – Cálculo algébrico das coordenadas do vértice de uma parábola e construção do gráfico da função do 2º grau
7.3 – Concavidade da parábola e seu ponto de máximo ou de mínimo
7.4 – Análise do sinal da função do 2º grau
08 – Semelhanças e diferenças
8.1 – Parecido, mas não igual...
8.2 – Semelhanças
8.3 – Triângulos semelhantes
*3º trimestre
09 – Um certo teorema: Pitágoras
9.1 – Entendo o teorema
9.2 – Descubra teoremas
10 – Razões dos triângulos
10.1 – Triângulos e distâncias
11 – Polígonos regulares
11.1 – Triângulos equiláteros
11.2 – Quadrado
11.3 – Hexágono regular
12 – Rodas da vida
12.1 – Circunferência
12.2 – Comprimento da circunferência
12.3 – Círculo
12.4 – Setor e segmento circular
13 – Um mundo de formas retilíneas e arredondadas
13.1 – Sólidos geométricos
13.2 – Prismas regulares
13.3 – Cilindro
14 – Matemática por trás da informação
14.1 – Dados da pesquisa
14.2 – Amostras
V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
*Técnicas
aulas expositiva e dialogada
atendimentos e observações individuais e coletivas
discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
utilização de material didático específico para determinadas aulas
*Recursos
quadro e giz
lousa digital
artigos
material impresso/xerocado
cartolina/papel cartão, cola e tesoura
Sala de informática/internet
Apostila
Projetos
VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;
OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
Professores Michelsch
André
meu amigo, gostei muito da tua pagina, me aposei do corpo do plano de curso e fiz o meu muito obrigado mesmo, abraços.
ResponderExcluirmuito bom você contribui muito, facilita a vida de alguns desorganizados como eu por exemplo..rsrsrsrsrs
ResponderExcluireu tenho 43anos estou no 9ano tenho muita dificuldade em matemática quero maneira mas fácil de aprender matemática
ResponderExcluir