sexta-feira, 12 de março de 2010

Plano de ensino 7° ano

Plano de Ensino – Matemática: 7º ano
Plano de ensino

I- IDENTIFICAÇÃO

Centro Educacional Barreiros - CEB
7º ano Professores responsáveis: Michelsch João da Silva
Matemática André Borges Silva



II – JUSTIFICATIVA

A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de Matemática indica, como objetivo do ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;

III – OBJETIVOS

*Geral
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar a realidade a sua volta, bem como estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas, tornando o aluno apto para enfrentar os desafios das séries seguintes.

*Específicos
 resolver problemas;
 compreender conceitos e procedimentos matemáticos;
 desenvolver formas de raciocínio matemático;
 desenvolver capacidade relativa à investigações matemáticas;
 estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
 comunicar-se usando linguagem matemática;
 manter uma relação positiva com o aprendizado matemático;
 valorizar o conhecimento matemático;
 desenvolver atitudes de respeito em relação às opiniões alheias, de troca construtiva de idéias e da cooperação;
 iniciar uma educação tecnológica;
 resgatar a história da matemática como uma ferramenta que auxilia no processo ensino-aprendizagem;

IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

*1º trimestre

01 – Números com sinais
1.1 – Números em toda a parte
1.2 – Conjunto dos números inteiros
1.3 – Sucessores e antecessores de um número inteiro

02 – Operações com números inteiros
2.1 – Adição de números inteiros

03 – No jogo das potências e raízes
3.1 – Descobrindo a quantidade de grãos
3.2 – Radiciação: o inverso da potenciação

04 – Números que representam partes
4.1 – Representação de frações
4.2 – Conjunto dos números racionais

*2º trimestre

05 – Operações com números racionais
5.1 – Adição algébrica no conjunto dos números racionais
5.2 – Multiplicação no conjunto dos números racionais
5.3 – Divisão no conjunto dos números racionais
5.4 – Potenciação no conjunto dos números racionais
5.5 – Radiciação no conjunto dos números racionais

06 – Letras para quê?
6.1 – Linguagem matemática
6.2 – Equações do 1º grau com uma variável
6.3 – Situações-problema envolvendo equações

07 – Com a geometria na pele
7.1 – Triângulos e ângulos
7.2 – Quadriláteros e ângulos
7.3 – Desigualdade e geometria

08 – Descobrir o caminho
8.1 – Como localizar
8.2 – Equações do 1º grau com duas variáveis

*3º trimestre

09 – Sistemas em nossas vidas
9.1 – Sistemas de equações do 1º grau com duas variáveis

10 – Razões na vida...
10.1 – Razões
10.2 – Razões no dia-a-dia

11 – Investigação de proporcionalidades
11.1 – Proporcionalidade
11.2 – Proporção
11.3 – Grandeza
11.4 – Regra de três simples
11.5 – Regra de três composta

12 – Quanto por cento?
12.1 – Porcentagem ou taxa percentual
12.2 – Porcentagem e gráfico de setores
12.3 – Juros simples

V – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

*Técnicas
 aulas expositiva e dialogada
 atendimentos e observações individuais e coletivas
 discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática
 utilização de material didático específico para determinadas aulas

*Recursos
 quadro e giz
 lousa digital
 artigos
 material impresso/xerocado
 cartolina/papel cartão, cola e tesoura
 Sala de informática/internet
 Apostila
 Projetos

VI – INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão diversificados:
• 03 provas devidamente agendadas ao longo do trimestre;
• Trabalhos devidamente agendados ao longo do trimestre;
• Nota de participação que contemplará freqüência, deveres, respeito e participação;

OBS: No critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.


Professores Michelsch
André

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